sábado, 17 de setembro de 2016

Santuário de Nossa Senhora de Fátima no Recife





Fotografia de Clóvis Campêlo / julho 2016

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NO RECIFE

Clóvis Campêlo

Quem passa pelo Beco dos Estudantes, que liga a Avenida Conde da Boa Vista à Avenida Oliveira Lima, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, tem a exata visão das fotografias acima, onde aparece a torre da capela do antigo Colégio Nóbrega.
Segundo a Arquidiocese de Olinda e Recife, no seu site, esse é o santuário arquidiocesano mais antigo do mundo, inaugurado no dia 8 de dezembro de 1935, sendo a primeira igreja do mundo dedicada a Nossa Senhora de Fátima. O projeto arquitetônico foi assinado pelo francês Georges Mounier. O prédio tem forma de cruz latina com 26 metros de altura e a torre de 56 metros. No interior, há uma imagem da Virgem do Rosário com três metros de altura.
Nomeado Arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, Dom Fernando Saburido foi empossado no dia 16 de agosto de 2009, tornando-se o 8º Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife e o 32º bispo a ocupar o sólio olindense. Em 13 de maio de 2012, concedeu à capela o título de Santuário Arquidiocesano à igreja.
Segundo notícia publicada no site G1, da Golbo, em 12 de maio de 2012, "o santuário teve sua construção iniciada em 1933. A inauguração aconteceu em 8 de dezembro de 1935, com a ajuda da colônia portuguesa do Recife. O local, inicialmente, era chamado de Capela do Colégio Nóbrega. A obra foi projetada pelo arquiteto francês Georges Mounier e foi pensada para ter forma de cruz.
Na Igreja Nossa Senhora de Fátima, há ainda a estátua da Virgem do Rosário, que mede 3 metros de altura, feita pelo o artista português Antonio da Paz, e um ossuário, construído nos anos 1990, onde estão os restos mortais de 47 jesuítas. A igreja foi tombada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Pernambuco (Fundarpe), em 2010. O título será concedido em meio à festa de Nossa Senhora de Fátima".

Recife, agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário